top of page
Buscar
  • Foto do escritorRosa Azevedo

Maria Antónia Fiadeiro / Corpo & Resistência / O direito a existir

Na semana em que se comemora o 25 de Abril nada mais justo do que trazer à nossa tertúlia ELAS / DELAS o nome de Maria Antónia Fiadeiro, jornalista, autora, mulher que deu voz a muitas mulheres antes do 25 de Abril e com muita presença durante o período pós-revolucionário. É uma grande alegria, pessoal, receber na Snob esta sessão, de alguém que admiramos tanto.


Como mote para a sessão temos o livro da Caixa Alta: oficina editorial que lança agora a sua segunda edição, Artistas, Artesãs e Pioneiras, livro que, através de mais de cem entrevistas, reflecte o trabalho e a vida de pioneiras, artistas e artesãs portuguesas cujo percurso foi fundamental para compreender o espaço e o papel da mulher na história recente do país.

Convidámos para nos acompanhar nesta homenagem João Fiadeiro em representação da família e as investigadoras Vanda Gorjão e Isabel Freire cujas investigações tocam temas que se cruzam com a vida de Maria Antónia Fiadeiro.


ELAS / DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece todos os meses na quarta terça-feira do mês, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A).


As conversas literárias em torno da vida e obra 'delas' são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob, Faces de Eva (equipa de investigação integrada no CICS.NOVA / NOVA.FCSH) e IELT (NOVA.FCSH).



0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page