top of page
Buscar
  • Foto do escritorRosa Azevedo

Mulher livre, escritora incómoda







Já muito falámos de Maria Archer na Snob e nas sessões do ELAS/DELAS que parece incrível ainda não termos tido uma sessão só para ela. Agora vai acontecer, finalmente, no ELAS / DELAS de Fevereiro, na quarta terça-feira, às 18h.


Para falar de Maria Archer convidámos Isabel Henriques de Jesus, Manuela Aguiar e Sílvia Espírito Santo.


Maria Archer (1899-1982) é um nome incontornável da literatura portuguesa do século XX, quer através do seu legado ficcional, ensaístico e jornalístico, quer de uma existência inconformada e polémica. Viveu num tempo português avesso a mulheres independentes e com pensamento próprio. Um forte sentido humanista, aliado à coragem e lucidez crítica com que avaliava o regime e a sua política, tornaram-na uma mulher incómoda, vendo apreendidos vários livros e tornando insustentável uma vivência de mulher autónoma e livre, que pretendia depender apenas da escrita. 


ELAS / DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece todos os meses na quarta terça-feira do mês, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A).


As conversas literárias em torno da vida e obra 'delas' são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob, Faces de Eva (equipa de investigação integrada no CICS.NOVA / NOVA.FCSH) e IELT (NOVA.FCSH).

11 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page