top of page
Bem vindos a este site onde mostro um pouco do que ando a fazer. Sou formada em Literatura Portuguesa e Francesa com curso minor em Literaturas do Mundo e tenho mestrado em Edição de Texto. Tenho realizado desde 2007 diversos cursos de literatura, para além de outros trabalhos de produção ligados à literatura, nomeadamente na área do surrealismo, da edição independente e das mulheres escritoras do séc XX português. Sou programadora cultural e editora na Livraria Snob. Pertenço, com a Snob, à direcção da RELI - Rede de Livrarias Independentes. Dou também, esporadicamente, aulas de conversação de português para estrangeiros e faço revisão literária e de tradução.
 
Aqui podem encontrar os últimos eventos que ando a organizar, os próximos cursos e conhecer alguns dos serviços que podem contratar (enquanto instituição ou particular).
 

Rosa Azevedo / CV

Formação
 
2000 - 2004
Curso de Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
 
2004 - 2005
Primeiro ano (vertente teórica completa) do Ramo de Formação Educacional na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
 
2006 - 2008
Mestrado em Edição de Texto na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
 
 
Experiência profissional
 
  • Locução e adaptação pedagógica de manuais escolares Daisy para alunos cegos e com baixa visão no âmbito do protocolo celebrado entre a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, a Fundação Vodafone Portugal e a Porto Editora (2005 e 2006)
 
  • Atendimento ao público e membro da equipa responsável pela organização e manutenção do departamento de livros - especialização na área de livros técnicos, Ciências Humanas, História e Política - na livraria da Fnac do Chiado (2006 a 2009)
 
  • Estágio Académico - revisão e assistente editorial na Cavalo de Ferro Editores (2007 e 2008)
 
  • Presidente e membro fundador da Associação Cultural Respigarte (2006 a 2009)
 
  • Revisão e trabalho freelance em diversas editoras nacionais (2008 a 2011)
 
  • Produção do Festival Internacional de Poesia Boca-a-Boca (não teve lugar, por questões financeiras) (2009 a 2010)
 
  • Produtora executiva, eventos, departamento editorial, gestão de stocks e distribuição de publicações, revisora, departamento de comunicação, Jornal Arquitectos e programa educativo na Ordem dos Arquitectos no Pelouro da Promoção da Arquitectura (2009 a 2021)
 
  • Produção e acompanhamento de exposições e outras actividades culturais na Galeria Paula Cabral, em Lisboa (2010 e 2011)
 
  • Produção e moderação do Encontro Livreiro na Livraria Culsete em Setúbal, evento anual (2011 a 2015)
 
  • Ideia original, criação e produção do projecto LEVA – ler em voz alta - audio-livros por encomenda para pessoas com necessidades especiais: www.leremvozalta.org (2012 a 2014)
 
  • Produção e moderação do evento Muito Cá de Casa - evento mensal na Casa da Cultura de Setúbal, com apresentação de livros de autores portugueses, programação da Câmara Municipal de Setúbal com José Teófilo Duarte (2014 a 2019)
 
  • Produção do Reverso – encontro de autores, artistas e editores independentes, evento anual (2015 - 2018)
 
  • Produção do Colectivo Prisma (grupo de teatro), sediado na S. I. Guilherme Cossoul; Vogal da direcção da Cossoul no Departamento Literário, associativismo e parcerias externas (2015 a 2018)
 
  • Produção do ciclo “O mundo não se fez para pensarmos nele” com seis sessões de leitura de poesia, integrado no Festival Silêncio (2016)
 
  • Produção do evento “Livraria à Noite”, programa literário semanal da Livraria Snob, na Cossoul (2018 a 2020)
     
Actualidade
 
Desde 2007
Criação, formação e produção de cursos de Literatura Hispano-americana (neste momento não activo), Literatura Portuguesa do séc XX, Literatura Portuguesa Surrealista, Literatura Portuguesa do séc XXI, Mulheres Raras (cultura feminina na literatura portuguesa do séc XX), Do Papel ao Papel - curso de edição, O Lado B da Literatura Portuguesa (autores esquecidos), Oficina de Poesia portuguesa do Séc XX e Séc XXI e oficina de literatura para jovens em diversas livrarias e espaços culturais.
 
Desde Maio 2017
Editora nas Edições Snob e programadora cultural da Livraria Snob
Responsável pela Distribuição da Livraria Snob
 
Desde Maio 2022
Formadora de Português Língua Estrangeira
bottom of page