Isabel Freire no ELAS / DELAS
- Rosa Azevedo
- há 4 dias
- 1 min de leitura
No próximo ELAS / DELAS ficamos ainda mais em casa ao receber a nossa companheira e amiga de boas conspirações, parte da organização deste evento, a gigante Isabel Freire.
Isabel Freire vem ler-nos uma carta que escreveu à brilhante advogada feminista Carmen Marques (1902 - 1930), personalidade e obra que se perderam numa certa falta de memória histórica, política e associativista dos últimos 100 anos. "Escrevo-te, Carmen Marques, 95 anos depois da tua morte" foi apresentado originalmente na conferência Internacional Estórias do Trauma: Pós-memória de Mulheres no Tempo da Ditadura, a 20 de setembro de 2025. Nesta carta, pensam-se relíquias de um relicário traumático comum, vivências que se inscreveram no corpo, ligando mulheres em momentos históricos diferentes. "Como terá sido o teu escritório, Carmen? Que livros terias nas estantes? Que quadros nas paredes? E de que falaríamos ambas, ali sentadas?". A investigação sobre Carmen Marques foi desenvolvida no âmbito do Projeto Mulheres e Associativismo em Portugal (1914-1974), desenvolvido no ICS-ULisboa, e financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O ELAS / DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX e XXI em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece todos os meses, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A, Lisboa).
As conversas literárias em torno da vida e obra 'delas' são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob com o IELT(NOVA FCSH).







Comentários