top of page
Buscar
  • Foto do escritorRosa Azevedo

O leitores das mulheres escritoras




No próximo dia 19 de Dezembro acontece o último ELAS / DELAS deste ano com uma sessão especial. Vamos falar de um dos temas que surge em todas as sessões. Quem lia estas escritoras? Como era recebida a sua escrita? Quem as editava? Porque os números a que temos acesso, e por vezes com relativa dificuldade, são os que respeitam os livros publicados. Mas para melhor entendermos o impacto dessas publicações temos de pensar em quem as lia e de que forma eram recebidas pelos leitores e críticos da época.

Para debater este assunto convidámos a Professora Paula Morão, Professora Catedrática Emérita da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Nuno Medeiros, investigador de História Contemporânea com livros publicados na área da História da Edição.


ELAS / DELAS promove a conversa em torno de escritoras e temas transversais à cultura feminina do século XX em Portugal, colocando em diálogo especialistas, autores/as, editores/as e críticos, mas sobretudo leitores/as, num ambiente informal, aberto à participação de todas as pessoas, e onde todas as leituras contam. Acontece todos os meses, numa terça-feira, na Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32 A).


As conversas literárias em torno da vida e obra 'delas' são uma iniciativa realizada em conjunto pela Snob, Faces de Eva (equipa de investigação integrada no CICS.NOVA / NOVA.FCSH) e IELT (NOVA.FCSH).

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page