SUBVERSÃO: A MATERNIDADE NA LITERATURA E NA CULTURA
- Rosa Azevedo
- 16 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Finalmente, cá está ele!
Curso
SUBVERSÃO: A MATERNIDADE NA LITERATURA E NA CULTURA
com Joana neves e Rosa Azevedo
Fevereiro, Março e Abril de 2026
Segundas-feiras das 19h às 21h
Presencial na Snob, zoom e diferido (as sessões serão gravadas e posteriormente disponibilizadas para as pessoas participantes)
€50 / mês (três meses no total)
Caso não tenha possibilidade de participar por motivos financeiros, entre em contacto connosco.
Se quiser oferecer o curso este Natal fazemos vales de oferta!
Inscrições e informações: formacaosnob@gmail.com
Joana Neves e Rosa Azevedo trazem à Snob um curso de Literatura e Crítica Cultural em torno da imagem subversiva da maternidade que encontramos em autoras como Doris Lessing, Charlotte Perkins Gilman, Elena Ferrante, Sheila Heiti, Ann Patchett e Vivian Gornkick, entre várias outras.
A maternidade é uma das maiores formas de repressão e controlo social e político das mulheres, mas já foi o oposto e, na verdade, na esfera íntima, muitas vezes ainda o é. Podemos dizer que maternar é sempre, de alguma forma, uma subversão, já que, nesse exercício, nunca uma mulher corresponde àquilo que dela é esperado.
A componente literária será antecedida de análises históricas, psicanalíticas, antropológicas e de crítica cultural, que oferecerão ferramentas de análise para pensar a uma nova luz a maternidade enquanto fenómeno social, político e pessoal, lendo-a através da criação literária destas autoras.







Comentários